Utilizamos cookies para fins analíticos e funcionais visando melhorar sua experiência com nosso website.
Ao navegar, você concorda com nosso uso de cookies.
Fechar
@revistamaisbonita original

Colunas | Blogs | Rafaella Freitas

ALINE DALCIN

Comunicadora, autora e palestrante do Agro e da Terapia

 

1) O que é Constelação Familiar?

                Constelação familiar é uma terapia desenvolvida pelo alemão Berti Hellinger,

 

que visa informar o cliente como a sua ancestralidade biológica influencia nos seus comportamentos e atitudes, para isso Berti deixa três ordens do amor: inclusão, respeito e hierarquia, levando o cliente ao lugar de filho com um olhar adulto. Em sua aplicação e desenvolvimento tornou-se em filosofia e hoje ela é aplicada em todo o mundo com vertentes nas áreas familiar, organizacional, pedagógica, jurídica, veterinária e saúde.

2) Como foi sua identificação com o tema?

 

Meu primeiro contato foi com o professor aqui em São Borja ou Passo Fundo e depois com a mentoria de Genésio Lopes Mendes, fui me aprofundando usando os princípios sistêmicos na minha vida pessoal, profissão e saúde.


 

3) Quando descobriu que poderia ser instrumento de evolução na vida das pessoas através da Constelação Sistêmica?

Quando tomei a consciência do meu lugar de filha, o meu lugar na família e na minha organização senti um conforto de alma inexplicável.



A partir disto, não parei mais de usar olhar sistêmico em todos os aspectos da minha vida, principalmente no desenvolvimento, me colocando a serviço de algo maior,  de uma perspectiva de filha adulta sem julgamento, incluindo, respeitando e  equilibrando trocas, o que fez de mim um ser consciente e conectado ao campo das informações musicais, o que  traz uma paz interior muito grande e me permite desenvolver o meu trabalho de um lugar de sacro ofício, reverberando tudo isso ás pessoas que me cercam e me contratam.



4) Sabemos que o estudo comportamental é fundamental para que o indivíduo desenvolva o autoconhecimento e depois seu lugar no Sistema. Como consegue contribuir para que as pessoas busquem este autoconhecimento?




         Uso para mim a filosofia sistêmica integral e os níveis de consciência, isso me possibilita entender, compreender as pessoas e suas consciências, suas necessidades, seus objetivos, permitindo sempre que o outro seja como ele é, colocando me como peça coadjuvante de um grande sistema universal, desse lugar de menor e de serviçal eu me curo, quando nos curamos, curamos o nosso sistema, a nossa comunidade e curamos o universo.




        Levando essa consciência no meu dia a dia desde as ações mais simples, até as mais complexas, eu consigo caminhar ciente e firme no meu sacrifício de transformar o planeta em um lugar melhor, e de contribuir com um pequeno quinhão, para que os próximos que cheguem, tenham uma consciência maior.




      Resumindo, procuro dar consciência as pessoas do seu lugar como filho, e com um olhar adulto, e a importância de conhecer a influência ancestral em seus comportamentos, simples assim.

5) Como transmite às pessoas a segurança de que o estudo dos padrões comportamentais presentes nas famílias e em suas gerações pode auxiliar em sua vida?

A iluminação que tanto procuramos está na simplicidade de trazer as informações inconsciente que nos influencia em 95% ou mais das nossas ações.



 

O autoconhecimento como também a influência ancestral, a influência do sistema ao qual estamos inseridos faz toda diferença no repensar da vida.

Assim, espero meus clientes a buscarem o próprio conhecimento para que o conhecimento externo fomente a sua vida. E tudo começa no ser, no interior no âmago da pessoa e nada melhor do que conhecermos nossa ancestralidade.

Temos consciência das pressões e influências que sofremos do sistema já os quais estamos inseridos.

Muitas vezes uma dinâmica de constelação ou uma consulta, colocando ali alguns movimentos sistêmicos, torna-se de muita valia para esse autoconhecimento.

6) O criador da Constelação Familiar, BERT HELLINGER define a mãe como a VIDA e o pai como o MUNDO para o desenvolvimento da criança. Como a constelação pode ajudar quando uma destas figuras não faz parte da vida das crianças?

Não só quanto a ausência, mas também quando existe uma presença que não satisfaz o adulto, o importante é a ressignificação ou até a construção de uma mamãe é um papai extremamente saudável, alegre, acolhedor dinâmico e aprovador. É importante salientar que todos nós lutamos pelo olhar amoroso, acolhedor e aprovador dos nossos pais e assim quando temos a certeza que nossos pais se orgulham do que somos e fazemos, sob uma aprovação  incondicional temos a possibilidade de ser felizes na vida e no mundo.




 

7) E quando a mãe e o pai que deveriam protegê-las não têm comportamento saudável ou tem algum transtorno. Como elucidar isso e ajudar esta pessoa a superar isso de forma efetiva?

Como dito na pergunta anterior, o importante é a ressignificação da figura desses pais amorosos, carinhosos e acolhedores para que a autoestima e a segurança se instale no nosso ser com mãe e pai saudável, e dentro de nós superamos a vida, superamos o mundo e somos completos e felizes.


8) A cura das feridas da infância também é uma decisão. Ao aceitar isso o indivíduo, não somente se cura, como também cura toda sua linhagem. Como transmitir este conhecimento fantástico de forma produtiva?

Eu gosto da palavra compreensão ao invés de aceitação, aceitação é um pouco passivo e compreensão remete a um conhecimento, a um acolhimento de tudo que nos aconteceu, e aí entra o trabalho terapêutico a partir  de uma profunda investigação, para onde se localizam os traumas e quais são, através das centenas de técnicas existentes, hoje nós podemos curar a nossa criança e também torná-la adulta.
        A constelação é uma das técnicas mais eficazes principalmente para essa investigação pois através dos representantes na dinâmica de grupo podemos observar todas as fases da nossa vida desde a concepção, pré-gestação, a primeira infância, adolescência, a juventude e até a fase atual.



      Na constelação é possível informar ao cliente dados importantes que trarão consciência, ao que estava inconsciente e influência dos seus atuais comportamentos e farão todo sentido na sua cura.

 

9) Como diferenciar a necessidade do conhecimento de gerações passadas e a influência que exerce na vida do indivíduo no presente e a necessidade de autoconhecimento para a efetiva cura e não para a manutenção desta justificativa para que o indivíduo permaneça na Zona de Conforto?

Essa é uma pergunta de grande complexidade e o que vai definir para onde, para que, para quem esses dados servirão, será proporcional a sutileza que o facilitador da constelação terá em fazer com que o cliente sinta no corpo o impacto e importância da aplicação e aproveitamento do que emergir na dinâmica.


      Como provocar sua mudança  com base dados expostos por seu campo mórfico, lembrando sempre que as informações obtidas nas constelações servem a vida.

10) Como a Constelação Familiar pode melhorar a vida do indivíduo e alterar o seu destino com o autoconhecimento e a confiança de que assumindo as rédeas da própria vida a responsabilidade por ela é exclusivamente da pessoa?

      Geralmente uma constelação não altera destinos ela reconecta o ser ao seu verdadeiro destino ao seu propósito de vida, nós sabemos que todos nascemos com designo uma missão e por muito somos desviados desse destino em função de crenças, traumas e paradigmas colocados pelo sistema. A constelação traz clareza para um destino verdadeiro digno e aí o sentir, o perceber e o querer leva qualquer um de nós ao seu verdadeiro propósito que é servir a vida, assim não precisamos de rédeas e sim de percepção para que de maneira sútil cumpramos os nossos desígnios.
      Cientes disso nos tornamos criadores da nossa realidade, essa é a grande responsabilidade consciente, criamos aquilo que queremos viver.



 

11) Deixe uma mensagem importante quanto ao tema e como tem ajudado nos conflitos familiares de acordo com sua experiência.

A paz se espelha na clareza.

Todo conflito vem da uma omissão de dados, quando as informações vêm à tona abastecem ambos os lados e ele se acaba.

A constelação familiar é uma filosofia que traz à tona informações ocultas do sistema dando fim aos segredos do sistema e a paz tem espaço.

Se quiser paz instale a clareza no seu coração.

 

Entrevista por  Rose Scalco
Atriz - Apresentadora – Jornalista
Instagram:
www.instagram.com/scalcorose
@ScalcoRose

 

Colunista Rafaella Freitas
Instagram:
www.instagram.com/rafaellarffreitas
@RafaellaRFFreitas

 

Fotos de Everton Dalberto
Instagram:
www.instagram.com/evertondal
@EvertonDal

Designer Ariel Alves
Web Designer Adriel Alves

CEO Fundador & Diretor André Lap
Instagram:
www.instagram.com/andre_lap
@Andre_Lap

Revista MaisBonita
Instagram Perfil Original:
www.instagram.com/revistamaisbonita/
@RevistaMaisBonita

 

Publicado por
Rafaella Freitas
Assessora de imprensa
em 25/10/2022 às 20:33

Compartilhe

Revista MaisBonita - 2018

Flag Counter