Utilizamos cookies para fins analíticos e funcionais visando melhorar sua experiência com nosso website.
Ao navegar, você concorda com nosso uso de cookies.
Fechar
@revistamaisbonita

Destaque!

Entrevista com a Dra. Bruna

Como surgiu a Dra. Bruna Linhares?
Dra Bruna Linhares surgiu da vontade de cuidar, acolher as pessoas, desde muito nova, eu sabia que era isso o que eu queria fazer cuidar, como eu faria isso não era tão claro para mim na época. Então nessa busca pelo cuidar, acolher, me vi na psicologia. Iniciei a faculdade de psicologia, logo comecei a trabalhar com a psicologia organizacional, realizando contratações, treinamentos, desenvolvimento de pessoas, e antes mesmo de estar formada já estava em uma posição de Gerente de Recursos Humanos dentro de uma grande grupo de concessionárias com atuação nacional.

Tive experiências e oportunidades incríveis que me permitiram um desenvolvimento único, sempre vi todas as oportunidades como grande fonte de aprendizagem para mim. E chegou um momento que eu queria algo mais, algo além das organizações foi quando eu decidi fazer a transição de carreira para área clínica. E posso dizer que me encontrei ainda mais nessa área, visitar universos tão particulares, acompanhar o fortalecimento de tantos indivíduos é energizador. Me sinto realizada em ser uma profissional da saúde mental hoje. E o mais bacana é que através disso hoje auxílio pessoas no Brasil e no mundo através da psicoterapia presencial e online.

Porque escolheu a psicologia?

Na verdade eu sempre falo que foi a psicologia que me escolheu, pessoas, ouvir, cuidar ver o crescimento, desenvolvimento e o fortalecimento do outro sempre me moveu. E poder ser uma profissional que auxilia, facilita nesses processos é motivo de grande alegria para mim. É importante deixar isso claro, ser um facilitador porque toda mudança, crises, processos, requer auxílio, requer cuidado, autoconhecimento, o psicólogo não faz milagres, ou diz o que paciente irá fazer, mas ele auxilia o paciente a resgatar sua autonomia através de técnicas e intervenções científicas que irão possibilitar o reestabelecimento através do tratamento.

O psicólogo é um profissional da saúde mental capaz de auxiliar em meio ao sofrimento, doença, mas também é capaz de auxiliar no autoconhecimento, autocuidado e autocontrole e isso me fascina essa diversificação do cuidar que a psicologia me oferece.

Sou feliz em ser psicóloga e ter a oportunidade de experiências tão únicas. Mas que isso por saber que vivo meu propósito isso me move.

Se não fosse psicóloga, teria outra profissão?

Lá no inicio, ainda quando eu escolhia a faculdade eu te responderia que sim, eu inclusive cheguei a fazer curso pré-vestibular para Medicina por algum tempo, mas quando comecei a Psicologia tive a certeza que eu estava no curso certo e nunca mais pensei em nenhuma possibilidade. A Psicologia estava preparada para mim o tempo todo e sou muito feliz e realizada por ser uma psicóloga. 

Alguma novidade para este ano de  2021 na sua profissão?

Bom talvez não seja bem uma novidade, mas duas coisas são bem relevantes para psicologia e a saúde mental em si, nunca se falou tanto e precisou tanto da psicologia para cuidar, acolher e promover saúde mental como nos últimos tempos. A relevância e abertura desses assuntos como pauta tanto em veículos de comunicação, rodas de amigos, familiares é um grande avanço no sentido de auxiliar na quebra de estigmas como: “psicólogo é coisa de doido”, “preciso ser forte o tempo todo” ,essa necessidade da psicologia e da saúde mental vivida na pele e “normalizada” entre os assuntos tem sido muito relevante, as pessoas tem se sentindo mais confortáveis em procurar ajuda.
Outra questão são os atendimentos de psicoterapia online, isso tem viabilizado atendimentos para um maior número de pessoas, com algumas vantagens como comodidade e praticidade em não precisar se deslocar de um local para outro enfrentando trânsito, atendimentos de brasileiros que moram em outros pais e por ai vai, ou seja, um mundo de possibilidades tem se ampliado para psicologia, e eu tenho amado dar voltinhas por tantos lugares do Brasil e do mundo. 

O que você orienta para as pessoas que estão passando por crises de ansiedade neste momento de pandemia? 

Sempre oriento as pessoas que passam por crises de ansiedade a utilizarem algumas práticas a seu favor, para os momentos de crise exercícios de respiração como inspirar e expirar é uma maneira rápida e eficaz para se acalmar. Porém além de atuar na crise precisamos aprender a  lidar com a ansiedade. 

A ansiedade nada mais é que nossa antecipação do futuro, baseada na nossa necessidade de controle, para trazer mais segurança, mas na verdade aumenta ainda mais a ansiedade, e em momentos como esse de um cenário pandêmico isso fica ainda mais enfatizado.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), antes da pandemia, o Brasil já era o país mais ansioso do mundo e, durante a pandemia, a situação se agravou: estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UEFJ) revelou que o número de pessoas com crises de ansiedade e sintomas de estresse agudo praticamente dobrou entre março e abril de 2020.

Então para lidar com a ansiedade é importante a clareza do que te fato temos controle no agora como: usar máscara, lavar bem as mãos, passar álcool em gel, dormir bem , se alimentar bem, conversar com amigos, usar menos o celular, assistir menos noticiários.

As crises de ansiedade provocam: taquicardia, sudorese, diarreia, falta de ar, irritabilidade, tremores, cansaço. Por isso não deixem para se cuidarem apenas nos momento da crise se previnam, a saúde mental também deve fazer parte dos seus check-ups , não tenha restrições para pedir ajuda, para ir ao psicólogo. A psicoterapia passa por também educar, prevenir e tratar. E o quanto antes você se abrir para isso você poderá lidar com mais leveza e equilíbrio com todas as suas emoções, através do autoconhecimento, autocuidado e autocontrole.

Uma mensagem para a revista e para os seus clientes:

Muito obrigada pelo convite e espaço para falar de um tema tão relevante, fique muito feliz e  tenho a certeza de juntos estamos contribuindo com a propagação da saúde mental e bem estar , afinal não existe saúde física sem saúde mental. Aos meus clientes o meu muito obrigada por confiarem em mim, no meu trabalho e me permitirem fazer o que mais amo: cuidar!

 

Foto: Clarice Alves 
@claricealvesfoto

Compartilhe

Revista MaisBonita Oficial - 2018

Flag Counter