Menu geral Informações do website E-mail(s) de destino dos formulários Dados do usuário Config. geral de páginas Conteúdo de páginas Fundo e cabeçalho Rodapé Janela de boas-vindas Página suspensa Multimídia Gerenc. de cadastros Estatísticas Ferramentas Aplicativos Informativos

Colunas | Blogs | ROBERTO FIGUEIREDO | DR. ROBERTO FIGUEIREDO

DR. ROBERTO FIGUEIREDO

DR. BACTÉRIA

DR. ROBERTO FIGUEIREDO

Roberto Martins Figueiredo é biomédico, consultor e uma das principais autoridades brasileiras em saúde pública e um dos maiores especialistas em higiene de alimentos. Especializado em Saúde Pública e em Marketing pela FGV e em Engenharia da Qualidade (Controle de Processos e Auditorias) pela USP. Apresentou o quadro "Tá Limpo", do Fantástico. Roberto também é diretor técnico da Microbiotécnica, Centro de Assessoria em Higiene e Saneamento Ambiental onde são realizadas pesquisas e análises de alimentos, utensílios e equipamentos, atendendo a indústrias de alimentos, cozinhas industriais e restaurantes.

Além disso, é instrutor em cursos de pós-graduação em Vigilância Sanitária por todo o Brasil, da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA) e da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (ALSHOP) e realiza diversas palestras e consultorias em shoppings, supermercados, empresas, feiras e eventos de todo o país. O principal objetivo é divulgar, esclarecer e desmistificar conhecimentos
técnicos sobre a importância da higiene dos alimentos a todos aqueles que de algum modo os manipulem, armazenem ou refrigerem, seja para terceiros ou para si.

Roberto tem sido entrevistado com freqüência pelos principais jornais e programas televisão do país, como SPTV, Globo Repórter, Jornal das 10 no GloboNews, Jornal do SBT e Olga Bongiovani e Amaury Jr. na Band. Em 2002, na entrevista concedida ao Programa do Jô, o sucesso da entrevista, devido ao conhecimento e ao excelente humor do especialista, motivou 2 reprises em 2003, durante as férias do apresentador. Em Portugal, a entrevista com Figueiredo foi eleita pelos telespectadores, pela internet, como uma das principais do ano.

Até fevereiro de 2005, também tinha um quadro fixo no programa Note & Anote da Record, o "Blitz em Sua Casa", no qual percorria as principais capitais e cidades brasileiras para inspecionar a cozinha das telespectadoras, eventos populares e restaurantes. O objetivo era orientar sobre tudo o que estivesse errado a respeito de técnicas de limpeza, higiene em geral e dos alimentos, refrigeração, lavagem de louças e armazenamento de produtos.

Além do quadro no Fantástico, é procurado frequentemente para entrevistas em emissoras de rádio com audiência qualificada, como Eldorado, Jovem Pan, Bandeirantes, CBN e outras populares, como Mundial, Globo e Record e Trianon. Também tem sido consultado para matérias relacionadas ao tema pelos principais jornais do país (Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, O Globo, Jornal do Brasil), revistas de grande circulação (Veja, Época, Saúde, Cláudia, Crescer e Flash) e veículos segmentados.


Temas das Palestras
* As armadilhas de um ponto de manipulação e venda de alimentos;
* Estocagem segura dos alimentos;
* Para que local vão os alimentos que estou recebendo?


Livros
* Programa de redução de patógenos: padrões e procedimentos operacionais de
sanitização (SSOPs), Coleção Higiene dos Alimentos, vol. 1;
* Como não comer fungos, bactérias e outros bichos que fazem mal, Coleção
Higiene dos Alimentos, vol. 2;
* As armadilhas de uma cozinha, Coleção Higiene dos Alimentos, vol. 3;
* Dr. Bactéria, Ed. Globo (2007).


Prêmios
* Destaque Food Service, em 2002 e 2008;
* Companheiro Paul Harris (Rotary), em 2003;
* Homenageado como representante nacional de Voluntários no Mesa Brasil Sesc
SP;
* Prêmio Qualidade Brasil, em 2006.


Cursos de capacitação
* Resolução rdc nº216 de 15 de setembro de 2004
Fundamentos de higienização
* (limpeza e desinfecção) dos manipuladores, ambientes, utensílios e equipamentos
Higiene básica para manipuladores de alimentos
* Boas práticas de fabricação - ppho/pop (ssop)
* Controle de pontos críticos dentro de áreas de produção de alimentos
Análise de perigos e pontos críticos de controle haccp
* Simplificando o sistema e a implantação
Atendimento ao público
* Serviço de venda de alimentos
Cuidados necessários na edificação, instalações, equipamentos, móveis e utensílios
dentro de áreas de produção de alimentos
* Controle integrado de vetores e pragas urbanas
* Cuidados higiênicos na preparação dos alimentos
* Como apresentar os alimentos preparados aos clientes
* Exposição ao consumo de alimentos preparados
* Hábitos errados existentes na preparação dos alimentos
 



Fonte: mixpalestras.com.br

Compartilhe

Revista MaisBonita - 2018

Flag Counter