Menu geral Informações do website E-mail(s) de destino dos formulários Dados do usuário Páginas (geral) Padrões de página Sliders Conteúdo de páginas Fundo, cabeçalho e menus Rodapé Janela de boas-vindas Página suspensa Multimídia Gerenc. de cadastros Estatísticas Ferramentas Aplicativos Informativos

Colunas | Blogs | DRY ALVES | Saúde fisica e mental em tempos de pandemia

Saúde fisica e mental em tempos de pandemia

O isolamento social vem sendo a principal recomendação das autoridades de saúde mundial, a fim de evitar a propagação do coronavírus, causador da covid-19. A medida, no entanto, impôs as pessoas uma mudança radical no estilo de vida. Somando-se ao medo de ser contaminada, à impossibilidade do contato físico, entre outros fatores, a situação acaba trazendo transtornos também à saúde física e também a mental da população.

Como podemos notar através das redes sociais, os adeptos e amantes de atividades físicas vem tentado dentro das suas realidades após os fechamentos das academias, parques entre outros lugares, manter seus hábitos de atividades físicas e sua boa forma, com exercícios feitos em casa. Uma excelente opção para quem busca emagrecer ou apenas manter uma rotina associada á equilíbrio físico e mental.

Já para quem tem a rotina e uma vida com esporte de auto rendimentos como, por exemplo, atleta de fisiculturismo (no meu caso), encontra-se em conflito com seu psicológico para controlar principalmente a percepção da perda de Massa Muscular, sim quem tem hábitos de treinar com cargas pesadas estão tentando adaptar os objetos de uso domésticos como: cabo de vassouras, botijão de gás, malas cheias de roupas, garrafas de água, quilos e quilos de mantimentos e por aí vai, que povo criativo (risos)... tudo isso para similar o peso usado nas academias. Vale ressaltar que os cuidados com postura e com a execução devem ser redobrados principalmente para os iniciantes. Porém existe um lado bom nesta pandemia, uma corrente de solidariedades foi formada através das redes sócias em pró prática e até mesmo da inclusão da atividade física. Que vem sendo direcionada como um indispensável aliado contra ansiedade e sintomas de depressão já que nossas rotinas foram mudadas criando um impacto absurdo no psicológico de muitas pessoas.

Sendo assim é possível através das redes sociais acompanharem treinos realizados por profissionais aptos e especialistas no assunto, ou até mesmo por vários grupos formados por aplicativos de comunicação onde ambos estão nesta corrente de se ajudarem.

 

 

ATIVIDADE FÍSICA X SAÚDE MENTAL

 

São muitas as emoções presentes no nosso cotidiano: estresse, ansiedade, angústia preocupações em excesso, insatisfações e nervosismo.

Saber lidar com todos esses sentimentos é fundamental para a saúde mental.

Afinal, uma pessoa mentalmente saudável é capaz de encarar os desafios e as mudanças do dia a dia com equilíbrio, reconhece quais são os seus limites e busca ajuda quando necessário.

Como manter sua saúde mental em dia.

E para manter uma boa saúde mental, é preciso cuidar bem do seu corpo, isto é, dormir bem, alimentar-se de forma adequada e praticar exercício físico regularmente.

Atividade física: uma grande aliada da saúde mental

A prática de atividade física, por exemplo proporciona uma sensação de bem-estar e relaxamento.

Quando nos exercitamos, o nosso corpo libera endorfina, substância natural produzida pelo cérebro durante e após a realização de uma atividade física. A liberação de endorfina – também conhecida como hormônio da alegria – ajuda a relaxar, reduz o estresse, a ansiedade e melhora o humor SUPER NECESSÁRIA NESTE MOMENTO.

 

Com base em pesquisas e conhecimento na área a mais de 10 anos vou deixar para você 11 DICAS PARA AJUDAR A EQUILIBRAR SUA SAÚDE MENTAL E FÍSICA.

  1. Procure fazer atividades que te deem prazer e deixa você feliz, por exemplo, dançar, pular corda são boas opções.

 

  1. Convide alguém da família para fazer com você, caso você more sozinho faça através de vídeo chamada com amigos (as).

 

  1. Escolha sempre um horário, assim você já vai criando um habito dentro dos seus horários ou para manter o horário caso você já seja praticante de alguma atividade física.
     

  2. Coloque roupas e calçados, e se te faz bem use aquele look que você já esta acostumado a usar em dias normais fora da pandemia.

 

  1. Beba água e ligue o som, escolha um playlist motivadora, para seu treino ser alegre, funcional e motivador.

 

  1. Faça os exercícios sem exceder o limite do seu corpo, evoluindo um dia por vez.

 

  1. Para os que tinham um ritmo intenso na academia aproveite este momento como base de aprendizado, sem se cobrar ou se frustrar se o seu físico não estiver evoluindo como antes, aproveite para acompanhar as respostas do seu metabolismo e de como o seu físico reage a esta pausa de treinos intensos e volte com mais desempenho e autoconhecimento.

 

  1. Dedique-se um tempo após os treinos para alongar suas musculaturas e aproveite para meditar.

 

  1. Não se cobre demais, somos responsáveis por tudo o que está no nosso controle, aos demais trabalhe sua paciência.


 

  1. Cuide da sua alimentação, alguns alimentos são essenciais para manter pique e disposição.

 

  1. Não desista, como tudo nesta vida, tudo passa e tudo passará

 

 

 

Fiquem bem!

Se cuide!


 

Compartilhe

Revista MaisBonita - 2018

Flag Counter